segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República

100 ANOS DA REPÚBLICA



A 5 de Outubro comemorou-se 100 anos da Revolução Republicana em Portugal. A nossa escola assinalou a efeméride em duas actividades:

1ª - No arraial popular de Coimbra, na Praça Velha, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Fundação INATEL, delegação de Coimbra.
Lá estiveram presentes os professores de História, envergando t-shirts com o símbolo da República. Na banca encontravam-se tacinhas de arroz doce, confeccionado por uma das funcionárias da escola - a Dª Lurdes -, loiça alusiva ao Centenário da República, rifas e livros, como a Cartilha do Povo de José Falcão (editada pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo).
O clima de festa e de simpatia dos que ocorreram à dita Praça foi contagiante, tendo sido uma tarde muito divertida, com música e espectáculos.


2ª - Em Miranda do Corvo foi inaugurada a Praça da República, pelas 15,30h, onde se encontra a “Cápsula do tempo”. Este projecto foi da autoria do Grupo Disciplinar de História que contou com o apoio de umas centenas de alunos. Estes escreverem uma carta dirigida a um colega, falando da escola, de Miranda do Corvo e de Portugal. Só no dia 5 de Outubro de 2060 a Cápsula será aberta, projectamos nós, numa cerimónia pública comemorativa dos 150 anos da República e, então, serão entregues as missivas aos alunos que tiverem o ano, turma e número daqueles que escreveram.


Os alunos presentes nas fotografias, vestidos com a t-shirt “da República” elaboraram uma lista com os seus nomes e idades para figurarem na acta da próxima reunião da Câmara Municipal de Miranda do Corvo para, daqui a 50 anos, fazerem parte da Comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da República. A proposta que partiu da Câmara foi aceite com muito entusiasmo por parte dos jovens presentes.









Sem comentários:

Enviar um comentário