terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carolina Beatriz Ângelo: Uma mulher convicta


Carolina Ângelo nasceu na cidade da Guarda em 1877, tendo falecido em 1911.
Em 1902 concluiu o curso de Medicina na Escola Politécnica e Médico-Cirúrgica em Lisboa, tornando-se a primeira mulher a exercer a profissão de médica cirurgiã.
Feminista convicta fundou a Associação de Propaganda Feminista em 1911, contando com o apoio de outras feministas da época, como Elzira Dantas, a esposa de Bernardino Machado que viria a ser Presidente da República Portuguesa em 1915 e 1925.
Na época de Carolina a lei afirmava que podiam votar "cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família". Sendo viúva e licenciada, esta mulher republicana e muito determinada lutou para que lhe permitissem votar uma vez que, na lei, nada o proibia. Infelizmente a sua luta saiu gorada, pois embora lhe tenham reconhecido o pedido, a lei foi mudada no ano seguinte estabelecendo, de forma muito clara, que os tais “chefes de família” teriam de ser do sexo masculino.
Carolina lutou fervorosamente pela Emancipação Feminina, tendo sido a primeira mulher a votar em Portugal e no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário